Fale conosco
VOCÊ ESTÁ EM:

QUAIS AS ESPÉCIES DE TUCUNARÉ MAIS ENCONTRADAS NO BRASIL E ONDE PESCÁ-LOS

O Tucunaré é um peixe muito famoso entre os pescadores. Por ter muita força e ser um desafio para conseguir capturá-lo, se torna ainda mais interessante para os amantes da pesca.

Ele é rápido, ágil e muito persistente. Não desiste de suas presas e é muito forte, até agressivo. Ele também possui um corpo alongado e um pouco comprido. Todas as suas espécies possuem manchas bem características pelo corpo. É um peixe ósseo e de escamas.

Além disso, seu tamanho também é muito atrativo para quem gosta de se aventurar nesse mundo: dependendo da sua espécie, pode chegar até a um metro de comprimento. 

Apesar de toda sua agilidade, são peixes sedentários que costumam viver em águas mais tranquilas, ou até mesmo quase paradas. Mas não pense que isso deixe ele tranquilo. Muito pelo contrário, sua dificuldade na captura é justamente sua grande agilidade.

Ele é considerado no mundo da pesca o embaixador da pesca esportiva e tem ao menos quinze espécies diferentes no Brasil. Uma de suas espécies, o Tucunaré-Açu, chega até a pesar treze quilos. Por todas essas características diferenciadas, o Tucunaré é um peixe muito famoso entre os pescadores.

A espécie é tão feroz e ágil que também pode comer outras espécies de peixes menores. Por isso, uma notícia publicada pelo Olhar Direto relatou até que a espécie está ameaçando outras espécies no Pantanal, já que devora bastante delas. 

Arquivo

Mas afinal, como pescar o Tucunaré?

Antes de saber onde encontrar Tucunaré no Brasil, precisamos entender quais os tipos predominantes no país e o que o Tucunaré costuma comer.

De acordo com o site que aborda a pesca amadora, o Pescamadora, o Tucunaré pertence à família mais rica em tipos de espécies que vivem em água doce do mundo. 

É um tipo de peixe carnívoro, que se alimenta principalmente de outros peixes menores e outros animais aquáticos como camarões, lambaris e até insetos pequenos do mar. 

Sua reprodução ocorre durante o período de chuvas na maioria das vezes. Porém, em reservatórios e lagoas artificiais, pode se reproduzir mais vezes ao ano, não apenas no período de chuva.

Além disso, é uma espécie de peixe diurno. Ou seja, costuma comer de dia para descansar durante a noite. Eles são extremamente ferozes e raivosos. 

São persistentes, e por isso a dificuldade de capturá-lo. O Tucunaré fará de tudo para escapar do perigo, podendo ser perigoso para qualquer presa a sua volta.

As espécies mais encontradas no Brasil são em torno de quinze: Tucunaré-Açu, Tucunaré-Azul, Tucunaré Pinima, Tucunaré Vazzoleri, Tucunaré Intermedia, Tucunaré do Xingu, Tucunaré Ocellaris, Tucunaré Jari, Tucunaré Fogo, Tucunaré Borboleta, Tucunaré Amarelo, Tucunaré Thyrorus, Tucunaré Popoca, Tucunaré Tauá e Tucunaré Pitanga. 

Apesar de as espécies variadas habitarem o Brasil como um todo, cada uma tem a predominância em um local mais específico. Assim, é mais fácil saber como pescar o Tucunaré e onde encontrar Tucunaré no Brasil.

Tucunaré-Açu

Essa é uma das espécies mais procuradas e pescadas no país. Segundo o site PescaGerais, são encontrados mais na região norte do país. Isso ocorre devido à espécie ser sensível em águas mais frias. Podem ser pescados nos rios da bacia Amazônica, como o famoso Rio Negro. 

Outros lugares para encontrar esse peixe muito famoso entre os pescadores, ainda na Amazônia, são os rios Amazonas, Madeira e Juma. A melhor época, de acordo com o site FishTV, é a estação seca, ou seja, de setembro a janeiro.

Essa espécie é muito buscada por diversos motivos, e um deles é seu tamanho: pode ultrapassar os 12 quilos e medir mais de um metro de comprimento. Uma verdadeira conquista para o pescador que o capturar.

Tucunaré-Azul

O nome é devido às suas belas nadadeiras azuis, diferenciando a espécie das outras. É um peixe encontrado nas bacias Araguaia-Tocantins e em alguns rios do Pantanal. Além disso, foi introduzido em reservatórios de diversas regiões, como Sudeste, Nordeste e Alto Paraná. 

O Tucunaré-Azul também pode ser encontrado em diversas cidades do estado de São Paulo, como Americana, Ilha Solteira, Pereira Barreto e Mairiporã. Ele ainda consegue atingir mais que cinco quilos e ultrapassar os 70 centímetros de comprimento.

Tucunaré-Amarelo

O Tucunaré-Amarelo está presente em grande parte do território brasileiro, já que foi introduzido para obter controle da superpopulação de tilápias em alguns locais. 

Porém, é mais facilmente encontrado nos rios da bacia amazônica, Rio Araguaia e Tocantins. Assim como o Tucunaré-Azul, também pode ser encontrado em diversas cidades de São Paulo. 

Além disso, é uma espécie, também como o Tucunaré-Azul, que pode ser encontrado no estado de Goiás. Isso porque é lá que fica o quinto maior lago do Brasil, o lago Serra da Mesa. É um ótimo lugar para a pesca de várias espécies de Tucunaré, em especial as mencionadas anteriormente.

Essa espécie pode pesar mais de três quilos e ainda alcançar 45 centímetros com facilidade. 

Tucunaré-Borboleta

Essa espécie também possui outros nomes, como Tucunaré Orinco (Colômbia), Tucunaré Pavão ou ainda Orinoco (Venezuela). Pode ser encontrado nos seguintes rios afluentes, ou seja, que desaguam em rios principais: Rio Negro, Rio Branco e Rio Orinoco. 

É uma espécie que fica perto de rochas normalmente, ou nas vegetações submersas aquáticas. 

Já sei como pescar o Tucunaré, e agora?

Agora que já sabemos o que o Tucunaré come, onde encontrá-lo e como pescar o Tucunaré, você precisa dos melhores utensílios para que sua pesca tenha sucesso. Não basta conhecer o local, identificar o peixe alvo e saber como pescá-lo. Sem os itens perfeitos para sua pesca, pode não ser um sucesso.

Não é atoa que o Tucunaré é considerado um peixe muito famoso entre os pescadores. Pela sua dificuldade, os itens para sua captura devem ser de extrema qualidade, pois é um peixe que tende a fazer de tudo para escapar.

Por isso, não deixe de comprar seus itens no site da AlfaPesca. Lá você encontra tudo de alta qualidade para pescar o famoso Tucunaré. Além disso, há uma diversidade nos produtos da AlfaPesca, desde tipos de anzóis e varas, até iscas, linhas e acessórios gerais

Com os melhores itens para sua pesca, com certeza você vai conseguir capturar e pescar um peixe muito famoso entre os pescadores: o Tucunaré e suas diversas espécies.


 

NOVIDADES NO BLOG

int_Casas: 0